terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Retrofit - A utilização de containers como moradia...




A reutilização de containers usados para outros fins que não seja transportar carga cresce nos Estados Unidos. Existem várias razões para isso. Primeiro porque é mais barato para uma companhia de navegação comprar novos containers do que transportá-los vazios de volta para casa, o que cria uma pilha de containers nos portos que construtores e reformadores de containers podem obter por preços baixos.
Além disso os containers são feitos de metal, o que faz com que fiquem firmes  onde são colocados, sem mencionar sua resistência à chuva, incêndio e outras  interpéries. Eles estão disponíveis numa grande variedade de tamanhos ( o mais comum sendo de 2,44 m de largura, 2,59 m de altura e 12,19 m de comprimento), o que os fazem ideais para casas ou escritórios modulares.







A utilização de containers como moradia tambem foi uma solução pratica pra resolver problemas de habitação no Brasil em algumas regiões...


(Foto: Divulgação/Prefeitura de Santa Maria)
Cada contêiner tem um quarto/sala e um banheiro
Cerca de 30 famílias que vivem em áreas de risco na região da Bacia Hidrográfica do Arroio Cadena, em Santa Maria (RS), vão morar temporariamente em contêineres adquiridos e adaptados pela prefeitura. Elas já estão sendo transferidas para esses locais.
Em todo o município, cerca de 2,7 mil famílias vivem em locais que sofrem com deslizamentos de terra e erosão. Os contêineres, que têm um cômodo que funciona como quarto e sala e um banheiro, servirão de moradias temporárias enquanto as casas são construídas em loteamentos.

Projetos

Container Loft - Lívia Ferraro e Lair Schweig

O projeto de 45 m² foi desenvolvido para a mostra Casa Cor Santa Catarina. A estrutura em caixas favorece a mobilidade: caso o morador precise se mudar, é só levar a casa junto. “O conteiner serve para quem tem vida dinâmica. São pessoas que podem mudar de cidade, alugar terrenos e até acoplar vários conteiners”, idealiza Lair. 


Nova York LOT-EK
A empresa de arquitetura de Nova York LOT-EK desenvolveu um protótipo para uma casa feita de containers, a Container Home Kit, que pode ser feita em vários tamanhos, aumentando o número de containers. Veja as imagens:







FONTES: theurbanearth.wordpress.com/2008/09/18/o-retrofit-de-containers-usados/
mulheresdo25.blogspot.com/2010/07/conteiner-loft.html
g1.globo.com/brasil/noticia/2010/04/familias-vao-morar-em-conteineres-no-rs.html
 Algumas empresas se especializaram em vender e reformar containers, como as norte-americanas Sea Box e American Mobile Office & Container.

2 comentários:

  1. o que me trouxe ate a aqui foi pensar na região que moro ,moramos na regiõa serrana do rio de janeiro nova friburgo , ideia maravilhosa , as paredes não si rompe com barreiras e não si quebra com enchentes , ate gostaria de saber quanto custa um desses usados

    ResponderExcluir